segunda-feira, 31 de maio de 2010

Como comprar um Pet ?


Bem Vindos!

Hoje darei algumas dicas de como comprar um bom filhote...ou melhor dizendo, como comprar um novo membro da família.
A compra de um cão para sua companhia ou para sua família é um ato de muita responsabilidade.Um cãozinho vive muitos anos, não raro viver 15 anos para raças pequenas e 18 para raças grandes.
Antes de comprar um filhote, ESTUDE a melhor raça que se adapte as suas condições de vida. As raças tem temperamentos diferentes. Por exemplo, um beagle tem muita energia por ser um cão originariamente destinado a caça e um shih-tzu é um cão que se adapta a pequenos espaços e pouco exercício, sendo um desenvolvido para ser um cão de companhia. Quanto mais você estudar a si mesmo, e seus hábitos, e as raças existentes, maiores as chances de você encontrar um cãozinho ideal.
Caso conheça um cinófilo de carteirinha (um Juiz de exposição, bons criadores ou Handlers de confiança), peça ajuda. Note que o temperamento de um cão não tem relação direta com seu tamanho. Um bom exemplo é que um terrier brasileiro é mais ativo/agitado que um fila.
Nunca compre um filhote por impulso. Todos os filhotinhos são bonitos. Muitas pessoas sem escrupulos usam isto como motivador da venda. Entretanto, um filhote bonito pode esconder doenças hereditárias, podem não estar de acordo com o padrão, podem ter problemas de comportamento e socialização.
Por este motivo, recomenda-se que: SEMPRE VEJA OS PAIS DOS FILHOTES.

Preferencialmente ao vivo, e caso não seja possível, veja as fotos dos mesmos. Quanto mais fotos, melhor. Os filhotes tem grande chances de ficar parecidos com os pais. Se você puder ver toda a família (pais, irmãos, tios, avós) maior a chance do filhote ficar com as características da família quando ficar adulto.
VEJA AS CONDIÇÕES DE SAÚDE e HIGIENE onde os filhotes são criados. Pergunte para o criador do filhote como e onde o filhote é criado. Pergunte qual ração eles comem. Quão mais limpo e melhor a ração dos filhotes, melhor. Existem diversos tipos de ração: de supermercado, as premium e as superpremium. A superpremium são as melhores, pois suprem os filhotes com tudo que eles precisam, na fase mais importante do seu desenvolvimento.
Imagine que você é um filhotinho, criado até os 45 dias preso um canil, com contato apenas com sua mãe e seus irmãozinhos de ninhada... você vê apenas, de 2 a 3 vezes por dia, uma pessoa que limpa o canil e coloque água e comida... você é feliz.... DE REPENTE... ALGUÉM TE PEGA... TE LEVA PARA UM NOVO LAR (ou pior para um PET SHOP), onde você não tem mais a companhia de seus pais, ouve um monte de sons estranhos (carros, maquina de lavar, televisão, rádio, etc)... você desesperado... começar a CHORAR... Este é uma ficção, mas retrata a história de diversos cãezinhos antes de chegar a seu lar. Procure criadores que se preocupam em SOCIALIZAR os filhotes.
Isto implica em ter diversas pessoas brincando com os filhotes, preferencialmente crianças e idosos também, deixar eles ter contatos com diferentes sons da vida cotidiana. Lembre-se que os primeiros meses da vida do seu filhote são importantíssimos para o seu temperamento.
O pedigree é a árvore genealógica do seu filhote. Ele também contém informações dos Títulos de sua família Os Títulos são conquistados quando um cão é julgado durante uma exposição de Beleza e/ou temperamento por um juiz capacitado para tal. Quanto mais títulos um cão conquista, significa que ele foi julgado por diversos juizes que atestam que ele tem as características relevantes da sua raça. O Pedigree e os títulos da família do filhote aumentam exponencialmente as chances do filhote estar dentro dos padrões da raça.
Leve o filhote imediatamente a um veterinário de confiança, para verificação do calendário vacinal e exclusão de possíveis problemas congênitos ou doenças infecciosas (depois de se apegar ao cão é sempre mais difícil devolvê-lo...).
É importante a assinatura de um contrato de compra e venda, com possibilidade da devolução do dinheiro em caso de óbito ou doença do animal num período pré-estipulado (afinal, em se tratando de problemas genéticos, congênitos ou viroses, levar um irmão de ninhada para casa é arriscar repetir o problema).

Essas são algumas dicas para quem quer um novo companheirinho!!

Marque um horário pelo telefone:11-93904591/11-80651603.
Ou pelo nosso novo e-mail: canilauquimia@gmail.com

Em breve mais novidades...e dicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário